domingo, 26 de fevereiro de 2012

TRISTEZA NA VISÃO CHINESA



A tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa 
desânimo ou frustração a alguém ou algo. A tristeza também é descrita como algo amargo, penoso, relacionado a dor, sentimento de incapacidade e nivelado ao sepulcro das trevas as vezes.



ORIGEM DA TRISTEZA
A tristeza pode ser originada pela perda de algo ou alguém, onde pode estar relacionada ao tédio, e a própria culpa de se achar que poderia ter feito algo para evitar ou recuperar esta perda. Este processo se agrava quando o individuo concretiza esta ideia mesmo sabendo que não poderia fazer mais nada!


CAUSAS DA TRISTEZA
Não há como afirmar absolutamente uma causa de tristeza, mas estamos envolvidos em vários fatores que levam a pessoa a passar por tristeza, e isto pode ser classificado:
-FATORES PSICOLÓGICOS: relacionado à perda de pessoa querida
-FATORES DE AMBIENTES: relacionado ao convívio difícil no trabalho, pessoa doente por exemplo.
-FATORES GENÉTICOS: predisposição orgânica que o individuo trás ao nascer.
-FATORES HORMONAIS: tireoide funcionando mal ou outros hormônios.
-FATORES BIOQUIMICOS: dificuldade no funcionamento dos transmissores cerebrais.




SINTOMAS
Não somente os sintomas psicológicos estão relacionados à tristeza, os quadros de angústias prolongadas levarão a situações graves de hipertensão arterial, problemas de pele, consequente queda e embranquecimento dos cabelos. O coração também sofrerá com arritmias, doenças cardíacas e vasculares.
A tristeza também poderá desenvolver quadros de depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite e quadros emocionais como arrependimento, raiva e em situações de profunda tristeza poderá haver sentimento de morte.


SINTOMAS DE DEPRESSÃO
A tristeza evolui e se aprofunda levando o individuo a muitas condições hostis, provocando reações nocivas como boca seca, náuseas, diarreias ou constipação intestinal, aparecem dores misteriosas que pioram e melhoram sem explicação, o individuo mescla quadros de euforia com apatia extrema. Todos os sintomas precisam e devem ser investigados no seu âmbito pessoal e intelectual.


MOMENTO CRUCIAL E CONSEQUENTE DA TRISTEZA
O comprometimento pela tristeza irá desenvolver um clássico desinteresse pela vida e pelas coisas, onde irá diminuir muito as energias como perda da vontade do sexo, e perda da força de vontade. A pessoa triste encontra barreiras em tudo, deixando de viver intensamente, suplantando a própria alma como vitima da sua impotência inexorável, trazendo para si a culpa do mundo e o lamento do ato não consumado, perde em sua memória o momento crucial da sua existência e morre na perniciosa depressão, simplesmente por se entregar ao isolamento!




A PESSOA TRISTE
A pessoa triste se manifesta como incapaz e melancólico, e se encolhe no seu padrão embrionário fetal, levando ao centro o produto do meio, do infinito, da força de vontade, e deixa que o mundo caia sobre si e não reage, pois o sórdido desejo de render-se a esfera do caos é maior do que sua própria vontade. Eu não luto, não tenho forças e prefiro levar meu ser ao fracasso, do que o reconhecimento do orgulho da recompensa...




A MEDICINA CHINESA TRATAMENTO
FUNÇÃO DO PULMÃO (Fei)

A principal função do pulmão consiste em governar o Qi ( energia), e principalmente é responsável pelo sistema de defesa do organismo, através da respiração. O Pulmão esta representado pelo elemento metal nos cinco elementos da natureza.


As emoções que se relacionam com o Pulmão (Fei), são a tristeza e a melancolia. Nesta condição o individuo passa a desenvolver quadros de debilidade deste órgão assim como comprometimento do próprio Rim e o Baço, levando a inevitáveis doenças.
Utilizamos agulhamento sistêmico e acupuntura auricular, onde traçamos uma estratégia tentando devolver o entusiasmo, a alegria de viver, melhorar o sistema de defesa do organismo e as possíveis dores do paciente. Podemos utilizar também uma fórmula magistral chinesa ou uso de Essências florais.





“DEPOIS DA TRISTEZA VEM A ALEGRIA; DEPOIS DA ALEGRIA VEM A TRISTEZA. ESTAMOS SEMPRE NA INSTABILIDADE, ENTRE A ESPERANÇA E O MEDO.” (JOHN OWEN)




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...