sexta-feira, 9 de março de 2012

A ALEGRIA EXAGERADA NA VISÃO CHINESA



DEFINIÇÃO
A alegria pode ser definida como uma forte impressão de prazer causada pela posse de um bem estar real ou imaginário, onde pode o individuo permanecer neste estado de contentamento de forma continua ou ser capaz de sempre se alegrar.
Todo conceito de alegria remete-se a um estado que também pode ser considerado como felicidade.


CLASSIFICAÇÕES:

-BEM ESTAR: É um estado existencial onde todos os sentidos estão voltados para algo bom e verdadeiro estado de plena satisfação física e mental. Contudo nem sempre pode-se vivenciar o tempo todo de forma continua, porém todo momento vivido dará ao individuo uma visão absoluta deste estado especial de bem estar.
-ESTADO DE CONTENTAMENTO: Neste segmento o individuo se faz pleno e feliz, não com o que se espera conquistar ou que se deseja, e sim com o que há de  concreto simplesmente com o que se tem, e isto traz maior paz interior ao individuo, tirando-o da duvida e da ansiedade. 
Não devemos tirar todo desejo de conquista, pois é o que nos move para avançarmos e evoluirmos como pessoas, mas não devemos deixar que o Ego transcenda os limites do real deixando um amplo aspecto de surrealismo destrutivo, pois assim estaremos enganando a nós mesmos.

-ESTADO DE CONTEMPLAÇÃO: Neste segmento o individuo tem a necessidade de compreensão no que se refere algo amplo e universal, onde defende a ideia de algo melhor após esta estadia na terra. Contudo este estado de bem estar dá a certeza ao individuo que estará vivendo bem de saúde, vivendo sem muitas dificuldades e sem depressões durante a vida.

-ESTADO DE ESPÍRITO: Este estado seria um estado onde o individuo mesmo sofrendo ou passando por dificuldades, este transformaria toda a angústia  e viveria mesmo assim contente. Mas nos colocamos em um impasse; será que o individuo mesmo demonstrando estado de alegria não estaria escondendo todo sofrimento? Estamos sofrendo com dores, desamores, dificuldades e morrendo por dentro, ainda estamos com um sorriso no rosto e dizendo: está tudo bem!
ALEGRIA CEREBRAL
Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções, é uma região constituída por neurônios numa massa cinzenta denominada lobo límbico.
As alegria também como elaboração de emoção esta relacionada a estimulação de neurocircuitos no sistema nervoso central, e estas estruturas chamadas de neurotransmissores elaboram uma serie de situações reacionais que serão transmitidas de forma especifica.

A ALEGRIA ENGANOSA
Todo estado de contentamento e alegria cai por terra quando algo sai errado, basta o ser humano se deparar com alguma dificuldade ou afrontamento que tudo parace ter desmoronado, tudo parece estar fora do lugar e o individuo perde a serenidade e se transforma em algo vulnerável e frágil. Ora alegria consideravelmente deveria ser um estado de alerta, pois a mente é traidora do coração, mas o coração é sábio e soberano, ele sente, ele direciona e ele remete o verdadeiro estado da mente e acalenta o espírito!

MEDICINA CHINESA E ALEGRIA
A emoção da alegria no conceito da medicina chinesa, está ligada ao coração (Xim), uma desordem relacionada a alegria irá trazer distúrbios sérios neste segmento. O estado de felicidade se transforma e a face alegre não remete o que exatamente o coração sente. Estes desequilíbrios acontecem quando noticias súbitas ou estados de exagero de entusiasmos  estão presentes.
Um estado de choque como perda de um ente querido gera estresse, ou um convite de emprego novo mesmo sendo noticias boas também poderá gerar o estresse.
A ALEGRIA E O ESPIRITO (SHEN)
Pessoas que vivem intensamente em estresse, vivem na noite, saindo muito, podem desenvolver excessos,  e isto leva a distúrbios como palpitações, ansiedade e insônia. Isto leva a desequilíbrios do coração, pois na medicina chinesa o coração é o lar do espírito (Shen). Uma pessoa com sérios distúrbios no (Shen) do coração pode ser  vista conversando alegremente consigo mesma e no social, dando surto de gargalhadas. Tal comportamento se dá pela incapacidade do órgão coração em proporcionar um local de descanso no espírito.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA E FITOTERAPIA
Tratamos o meridiano do coração seguindo este padrão desarmônico, podemos utilizar acupuntura sistêmica e auricular. Pode ministrar formulas herbáceas, que irão nutrir o sangue  e o coração.



A ALEGRIA REMETE O FLUIDO DA ALMA QUE INVADE O TEMPO, E NO CORAÇÃO FAZ SUA MORADA...



Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...