terça-feira, 27 de março de 2012

DPOC (DOENÇA PULMONAR CRÔNICA) MORRE CHICO ANYSIO...

Nascido em Maranguape- CE, no dia 23 de abril de 1931, humorista famoso detentor de vários personagens do nosso cotidiano, estava internado desde dezembro de 2011 com quadro de pneumonia e insuficiência respiratória aguda devido à exacerbação da DPOC, o quadro de agravou e o organismo entrou em estado de não resposta, evoluindo com insuficiência renal e falência múltipla de órgãos, e no dia 23 e3 março de 2012,foi à óbito!

DPOC (DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E ACUPUNTURA)

DEFINIÇÃO
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é uma doença insidiosa crônica e progressiva de forma parcialmente reversível se diagnosticada a tempo. É uma doença que acomete os pulmões, tendo como maior gravidade a destruição dos alvéolos e do parênquima pulmonar, formando cavernas dentro do pulmão. A bronquite crônica e o enfisema pulmonar são formas de manifestação do DPOC. Este processo da doença é mais comum em pacientes mais velhos e fumantes inveterados e pacientes com antecedentes de tuberculose.

SINTOMAS
Os principais sintomas da doença são: limitação crônica do fluxo aéreo (entrada e saída de ar), onde o paciente apresenta dificuldade na expiração ou seja de colocar o ar para fora dos pulmões, causando dispneia ou falta de ar. Com isso ocorrera ao longo do tempo uma hiperinsuflação dinâmica dos pulmões ou seja içarão mais cheio de ar do que o normal, levando a um quadro de insuficiência respiratória grave!

FISIOPATOLOGIA DA DPOC

A limitação crônica do fluxo aéreo será evidente devido a uma diminuição da retração elástica dos pulmões ou seja os pulmões ficarão “duros”, levando a hipersecreção das glândulas mucosas, ocorrendo estreitamento das mesmas.
-Ocorrera uma contração exagerada dos músculos lisos dos brônquios, levando à uma obstrução deste fluxo.
-A hiperinsuflação pulmonar irá ocorrer devido a limitação do fluxo aéreo, levando a um cansaço e aumento do trabalho respiratório.
-Ocorrera encurtamento das fibras do  músculo diafragma, levando a dificuldades na expansibilidade do gradil costal e pela fadiga dos músculos intercostais.
-A relação V/Q (ventilação/perfusão ), serão responsáveis pela hipoxemia (baixa de oxigênio) e pela hipercapnia ( alta de gás carbônico).

CAUSAS
Sem duvida nenhuma o cigarro é o maior causador desta doença 80 A 90% dos casos, mas também existem casos em que a exposição a poeira também levará. Existem fatores genéticos que poderão levar ao DPOC, que é deficiência de alfa1-antitripsina (ATT).
Antigamente era apenas uma doença dos homens, mas ultimamente os casos de DPOC esta se apresentando entre as mulheres

MANIFESTAÇÕES PULMONARES

FASES DA DOENÇA
Nas fases iniciais, o comprometimento da função pulmonar pode ser assintomático, mas com o tempo ocorrera dispneia que causarão restrições nas atividades da vida diária (AVDs).
 Exacerbações agudas, com piora gradativa de dispneia, tosse com produção de catarro amarelo demonstram que a doença começa a se manifestar, e gradativamente pioram com repetições importantes e  agravando o grau de insuficiência respiratória.
Pacientes com DPOC apresentam fraqueza dos músculos inspiratórios, e a causa disso é a hiperinsuflação pulmonar que deprime a cúpula do diafragma e debilitam os músculos intercostais, haverá um estresse oxidativo e em função do anabolismo também enfraquece o músculo quadríceps femoral fazendo com que o individuo tenha dificuldades em ficar de pé.
A fase grave da doença se da quando o paciente já não consegue subir uma escada, uma ladeira, o cansaço se torna extremo e insuportável, onde haverá tosse produtiva pode haver chiado devido o grau máximo de esforço ao exercício, nesta fase a doença já esta instalada e sem possibilidade de retorno.

MANIFESTAÇÕES EXTRAPULMONARES
As co-morbidades que ocorrem na DPOC, incluem doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, fraqueza muscular, descondicionamento, perda de peso ou obesidade, diabetes, osteoporose, ansiedade e depressão.

FATORES EMOCIONAIS E PSIQUIATRICOS
A s situações psiquiatricas mais frequentes são a ansiedade e depressão, mas desenvolvem distúrbios mais elevados. Os fatores emocionais serão marcados pela falta de esperança e pessimismo, dificuldades na concentração e afastamento social, com isso haverá debilidade motora com diminuição dos hábitos de higiene, com isso o individuo se alimenta mal e não para de fumar!

DIAGNÓSTICO DA DPOC
O diagnóstico se dá com exames laboratoriais específicos, RX de tórax, tomografia computadorizada, e sem duvida uma espirometria ou prova de função pulmonar.

COMPLICAÇÕES DA DPOC
As complicações severas da doença serão identificadas pelo grau de dispneia e numero de internações do individuo quase sempre com exacerbação da doença e pneumonia, assim  como as complicações extrapulmonares, neste instante haverá necessidade de uso continuo de oxigênio domiciliar.

TRATAMENTO CLÍNICO
Trata-se com drogas brocodilatadoras e anticolinérgicas para diminuição dos sintomas e da secreção pulmonar, uso de cortisona e antidepressivos.
Fisioterapia respiratória e um programa constante de reabilitação pulmonar.

TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Na  medicina tradicional chinesa iremos avaliar o grau de comprometimento do meridiano do pulmão, assim como o funcionamento interno. Tratamos com agulhamento sistêmico e acupuntura auricular, ventosaterapia e também podemos utilizar o Laser no tratamento com bons resultados. Pode-se utilizar um herbáceo chinês se houver muita secreção brônquica.



O AR QUE ME RODEIA PERMEIA DE VIDA MINHA CARNE, OUTRORA MALTRATO MINHA VISCERA ROSA COM A FUMAÇA PODRE QUE ME DEVORA E DESTROI MEU FUTURO...

Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)
Consultórios: 

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325

Whatssap 55(11)- 99347-2511


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...