sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DOR NO NERVO CIÁTICO E ACUPUNTURA





DEFINIÇÃO

 A dor característica nestes casos começa na região mais baixa das costas. A lombalgia é uma das grandes causas de incapacidade funcional, pois acomete o individuo de forma brusca e repentina, trazendo muitas limitações nas atividades da vida diária e no trabalho do  individuo.
A lombociatalgia é um dos tipos de dores mais comuns na pratica médica, ocorrendo quando há uma compressão nervosa na região lombar (L2,L3, L4, L5, S1). É um tipo de dor que começa na região lombar, irradiando para a nádega, parte posterior da coxa, atrás do joelho, face lateral da perna e chegando até o pé.



SINTOMAS
Os sintomas caracterizam-se por dor e irradiação para as nádegas, e face posterior da coxa, podendo chegar até o pé. A intensidade da dor pode variar desde algumas pontadas fortes na região lombar, até sensação de queimação na coluna descendo para as pernas, até sensação de formigamento.
A dor pode ter uma característica aguda ou crônica, na situação aguda ela surge devido a um esforço excessivo, como pegar peso e na situação crônica ocorrerá acometimento gradativo. Outra situação comum de dor ocorre com o travamento da coluna no período matinal que melhora com os movimentos.



FISIOPATOLOGIA DA DOR NO CIÁTICO
A dor é popularmente conhecida como “dor ciática”, sendo decorrente de uma compressão nervosa na região lombar (L3, L4, L5 e S1). Esta compressão radicular pode ser devido a própria hérnia de disco no local, assim como abaulamentos dos discos levando a situações de dor com irradiação para os membros inferiores.


O processo doloroso e inflamatório se agrava porque haverá  maior projeção de radicais livres e toxinas para o local lesado aumentando e muito o processo de desgaste e o grau de restrição aos movimentos.


  
CAUSAS DA DOR NO CIÁTICO
As causas mais comuns estão relacionadas à má postura, uso indevido da coluna ao efetuar um trabalho que impõe peso, movimentos bruscos que geram força exagerada na coluna vertebral. Se a pessoa também tem pessoas na família que tem o problema é importante que tome muito mais cuidados.



Outras causas:
-Osteofitose ( bico de papagaio)
-Doenças degenerativas
-Tumores na coluna
-Hérnia de disco.




FATORES DE RISCO
-Obesidade
-Cigarro
-Fator idade.
-Fatores genéticos.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico se faz através de um exame físico completo, assim como testes para saber o grau de comprometimento. Avaliar o  RX de coluna lombosacral e uma Ressonância Nuclear Magnética.



TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Na Medicina Chinesa iremos procurar a causa da doença e identificar os meridianos ou órgãos acometidos e tratar.
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no local da dor), uso de agulhas na orelha ( tratamento auricular), podemos utilizar também técnicas como moxa e ventosas.
Os resultados são satisfatórios logo nas primeiras sessões!


                                    CASO CLÍNICO











...A DOR QUE QUEIMA E MUTILA, SE

 AGRAVA COM O DESGASTE E O  

MEDO QUE AFETA O RIM,

 ENFRAQUECE E ADOECE...







Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PARAR DE FUMAR E ACUPUNTURA




DEFINIÇÃO PARA TABAGISMO
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, ou seja 2,8 bilhões de pessoas, entre elas 200 milhões de mulheres sejam fumantes.
O total de mortes chegam a 5 milhões de mortes por ano, ou seja mais de 10 mil mortes por dia devido ao cigarro. Segundo a SBTP morrem 23 pacientes por hora no Brasil em função do cigarro.





CAUSAS
A principal causa da dependência do cigarro é a nicotina, uma substância psicoativa que ao juntar-se com mais de 4.500 substâncias tóxicas levará o individuo à dependência psíquica e física. Outra causa evidente é a rotina do individuo fumante, onde o mesmo se torna refém do cigarro em função de sua rotina de trabalho quase sempre estressante e do seu próprio comportamento.




FISIOPATOLOGIA
O individuo quando inala a fumaça do cigarro a nicotina se liga aos receptores nicotínicos cerebrais numa região chamada de sistema de recompensa cerebral (SRC) que então serão ativados e liberam dopamina, um neurotransmissor que causa sensação de prazer e satisfação. Isto irá melhorar a atenção e a memória da pessoa.
Os efeitos da nicótina depois de algum tempo, diminuem ou irão desaparecer, mas como efeito rebote o cérebro do individuo irá identificar a falta da droga e entrará em um Sindrome de Abstinência, ai então irá o ocorrer um novo ciclo de dependência, ou seja a pessoa diz: se fumo me acalmo e se não fumo fico irritado!
Com o uso continuo do cigarro o cérebro do individuo não irá responder a mesma dose de nicotina, então a nicotina irá dessensibilizar os receptores cerebrais forçando a pessoa a fumar ainda mais para suprir a necessidade.


                               Pulmão Normal                    Pulmão de Cigarro


O ATO DE FUMAR
A fumaça inalada atravessa a faringe, a laringe e a traqueia da pessoa e invade os brônquios e segue até os alvéolos pulmonares, neste local é onde ocorrem as trocas gasosas, ou seja oxigênio e gás carbônico. Quando a nicotina chega nos alvéolos cerca de 70 a 90% dela entram na corrente sanguínea, então ela junta-se ao oxigênio e passa pelo coração e ai para o resto do corpo.





SINTOMAS
Os sintomas serão tosse, desconforto respiratório, cansaço e acúmulo de secreção.
Quando passa a fumar:
Ao inalar a fumaça a primeira sensação é de prazer, melhorando a ansiedade  e até a depressão. Na busca de resolver os seus problemas ele (a), acaba acendendo um cigarro atrás do outro e nunca será o suficiente.
Quando há abstinência ocorrera:
-Irritabilidade
-Nervosismo
-Ansiedade
-Tristeza e Depressão
-Ganho de peso e vontade de comer “doce”.





COMPLICAÇÕES DO USO DO CIGARRO
As doenças mais comuns devido ao uso do cigarro são: doenças cardiovasculares, bronquite crônica, enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Outra situação agravante é o uso do cigarro por gestantes, onde podemos encontrar um numero considerável de abortos.
Poderemos também desenvolver câncer de estomago, laringe, pâncreas, câncer de intestino, colo do útero, bexica, boca, e dos rins.


OUTRAS DOENÇAS ASSOCIADAS AO FUMO
Aneurisma cerebral, artrite reumatoide, AVC, doença de Chron, diabetes, hérnia de disco, catarata, Alzheimeir, infarto do miocárdio, impotência sexual, infertilidade, infertilidade, incontinência urinaria, irá piorar e muito os casos de monopausa, osteoporose, psoríase, surdez, rinite alérgica, ulceras na pele, gastrite, facilita a desenvolver pneumonias, trombose venosa profunda. O cigarro irá fragilizar o sistema imunológico do individuo piorando sua qualidade de vida e podendo leva-lo à morte.
Deve-se tomar cuidado pois as pessoas que não fumam mas convivem com fumantes, tem 20% de chances de desenvolver doenças cardiovasculares e o Câncer.



OS BENEFICIOS DE PARAR DE FUMAR
Os benefícios serão rápidos logo após as 72 horas sem o cigarro, o individuo já é capaz de notar uma melhora sensível na respiração, 30 dias depois a pele já se apresenta renovada. Do terceiro ao nono mês os pulmões estão 10% limpos e 50% reduzida a probabilidade de infarto do coração. Se o individuo ficar 15 anos sem o cigarro terá 90% menos chance de adquirir câncer de pulmão.



TRATAMENTO
Para a medicina chinesa o cigarro causa um padrão de Secura-Calor no Pulmão. O pulmão é a nossa fonte primária de energia (QI) e o fumo destrói esta fonte tão importante para a vida. O tratamento será feito com agulhas no corpo (sistêmica), e auricular, também podemos utilizar o Laser acupuntura sem perfurar. Também podemos utilizar a fitoterapia chinesa ou plantas medicinais no processo do tratamento. Os resultados são satisfatórios.







                                      Caso Clínico












...O VENTO REFRESCA E 
ACALENTA, MAS A DROGA
 INVADE O INTERIOR PROVOCANDO ARDOR E SECURA, ISSO RESSECA E DESTROI AS ESTRUTURAS...




Dr. José Antonio Rinaldi (CrefitoSP 12347-F)

Consultórios:  

Rua: Voluntários da Pátria, 654 - Sala 317 - Santana - Telefone: (11) 97372-3325
Rua: Serra de Bragança, 1355 - Tatuapé Tel:(11) 97372-3325


Whatssap 55(11)- 99347-2511



.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...